A reunião da Câmara Técnica (CT) da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Tocantins, realizada nos 04 e 05 de Dezembro, em Abaetetuba/PA, teve sua pauta voltada para o apoio na finalização dos Planos Municipais de Saúde dos Municípios da Região e encaminhamentos para o Planejamento Regionalizado Integrado em Saúde.
Os municípios da Região informaram o cenário em que encontravam-se os Planos Municipais de Saúde (PMS). Sendo que alguns ainda estão com seus planos em fase de elaboração; outros, já estão para aprovação nos Conselhos Municipais de Saúde; e havia aqueles que precisam apenas de ajustes em relação ao Plano Plurianual (PPA). Nesse sentido, ficou como indicativo da CT a necessidade de realização de oficina que atenderia a elaboração e/ou finalização dos planos em elaboração e a revisão daqueles que já concluídos.
A oficina foi realizada com dinâmica prática e participativa, iniciando com a exposição resumida de propostas de ferramentas e estrutura básica para composição do PMS. Pela tarde e durante o dia seguinte foi oportunidade para que alguns municípios apresentarem seus planos municipais de saúde a todos os presentes, que contribuíram no conteúdo e ajuste da estrutura do plano, exemplificando com o uso das mesmas fontes de pesquisa de dados e de semelhança nos períodos das séries históricas apresentadas principalmente para diagnóstico da saúde do município. Observando ainda, a necessidade de ajustes nos seus próprios planos, mesmos os planos ditos concluídos.
Como encaminhamento da CT ficou o compromisso de todos os municípios terem seus planos elaborados até 18/12/2017, véspera da próxima reunião da CIR Tocantins. E também a necessidade de que os planos municipais seguissem uma lógica de conteúdo e estrutura capazes de contribuir para um olhar regionalizado da saúde. Outro encaminhamento para a reunião da CIR, foi a proposta de composição de uma comissão executiva para elaboração do Plano Regional Integrado da Saúde da Região Tocantins.
O COSEMS/PA, com o Projeto Rede de Apoiadores em curso; a SESPA, com o apoio das Diretorias e Técnicos do Planejamento, da Vigilância em Saúde e do 6º e 13º Centros Regionais de Saúde (CRS/SESPA), somado aos esforços dos gestores para o cumprimento dessas agendas, espera que esta Oficina contribua para o alcance da meta de 100% de municípios com Planos Municipais de Saúde 2018/2021, ainda este ano. Ficou ainda o compromisso de apoio aos gestores municipais no acompanhamento e revisão dos planos como real instrumento de gestão.
Estas foram parcerias importantes para a realização da Oficina, com destaque para a Secretária de Saúde de Abaetetuba, Lucilene Chagas, que mesmo com a simultânea agenda de auditoria no município, não mediu esforços para garantir que a oficina acontecesse.
A próxima reunião ordinária da CIR está agendada para o dia 19 de Dezembro, em Abaetetuba, e será a última do ano da Região Tocantins e a organização da Secretaria da CIR, com o apoio do COSEMS/PA, espera-se que além da reunião seja também um momento de confraternização. Contamos com a participação de 100% dos gestores, portanto, 19/12/2017, seja presença confirmada.
